CARTÕES/TAGS DE PROXIMIDADE

RFID

Radio Frequency Identification Device. É um sistema que usa campos eletromagnéticos para transmitir dados digitais. Num cartão ou tag estão incorporados um recetor, um emissor e um micro transmissor rádio.

Num sistema PASSIVO é utilizada a rádio frequencia do leitor para transmitir o sinal que induz a energia necessária para ler o cartão. Este tipo é o mais comum nos sistemas de controlo de acessos. Os cartões ou tags normalmente já vêm com o nuimero de cartão pré gravado mas em alguns casos é possivel regravar esta informação.

Num sistema ATIVO o equipamento é maior já que tem de ter bateria própria, mais caro, mas por outro lado consegue transmitir o sinal a distancias maiores.

O equipamento de proximidade mais comum em controlo de acesso trabalham em baixa frequência – 125 kHz. Dai o nome comum RFID 125

MIFARE

MIFARE é o segundo sistema mais comum de proximidade (marca da NXP Semiconductors) apesar de ser um sistema RFID utiliza também tecnologia de cartão inteligente (smart card). Os smart cards têm um microchip (como vemos nos cartões do cidadão, ou cartões multibanco) que têm capacidade de memória onde podem ser armazenados dados. Esta tecnologia trabalha em alta frequencia 13,56 MHz.

Dentro da tecnologia MIFARE existem 4 familias diferentes.

MIFARE Classic – É ainda a versão mais usada. É mais básica, dispõe de 1kB (1024 bytes) de memoria. Existe ainda a versão de 4kB

MIFARE Plus – tecnologia mais avançada com nivel de segurança AES 128

MIFARE Ultralight – chips de baixo custo, muito usados em bilhetes para transportes públicos, grandes eventos, etc.

MIFARE DESFire – Descrito como Rápido, Inovador, de Confiança e Avançado. É a tecnologia com maior segurança. Já sairam diversas versões, sendo a mais recente a EV3 onde é possivel escolher diversos tipos de algoritmos de encriptação.