Câmaras térmicas para a deteção de febre.
Este tipo de equipamento não têm qualquer legislação associada,
A principal utilização deste equipamento é tentar medir a temperatura corporal de pessoas e dar um alerta / alarme em caso de temperatura elevada (normalmente superior a 38º)
Instalação
– Utilização Exclusiva em Interiores
– A altura da câmara depende muito da resolução e do comprimento focal. (Exemplo meramente informativo). Uma lente normal de 6 mm com 160×120 res. deve ser instalado a 1,5m de altura para medir uma face completa entre 1,5 e 3 metros de distância
– Deve ser criado um corredor com apenas uma direção para a câmara conseguir captar os rostos das pessoas. A largura do corredor deverá ter em conta o angulo de abertura da câmara e a capacidade da câmara em verificar diversas temperaturas de diferentes pessoas em simultâneo.
– A câmara deve ser posicionada com um ângulo de cerca de 30º do corredor de forma a conseguir visualizar todos os rostos (depende também da altura da instalação, largura do corredor e abertura)
– A temperatura do recinto interior onde a medição vai ser realizada deve ser constante e as pessoas que vierem de um ambiente externo com temperatura diferente devem ter tempo para se ajustar à temperatura interior. (aproximadamente 5 minutos para a temperatura corporal estabilizar.)
– O campo de visão da câmara não deve apanhar luz solar direta ou indireta, como superfícies reflexivas. A câmara também não deve apontar para equipamentos de alta temperatura, como aquecedores, lâmpadas de alta potência, cafeterias com equipamentos de alta temperatura, como máquinas de café, micro-ondas, lava-louças, etc.
– Evitar ambiente estáveis, com luz insuficiente ou cenários com alto contraste.
– Instalação firme. A câmara não pode tremer. Se for necessário colocar um tripé, verifique se não há qualquer vibração.
– Use um dispositivo próprio de calibração “Blackbody” . Este dispositivo pode aumentar a confiabilidade da medida (tipicamente aumenta o nível de fiabilidade de 0,5º para 0,3º) ao fornecer uma temperatura constante como ponto de referência. Normalmente este equipamento deve ser instalado a 1,7m de altura com um ângulo de 15º e deve aparecer em um dos cantos superiores da imagem captada pela câmara.
Outras condicionantes
– Deve-se ter o cuidado de verificar que as pessoas que passam pela medição não estão a usar chapéu, viseiras, óculos ou qualquer outro acessório que possa limitar a captação da temperatura corporal. Até mesmo cabelo muito comprido pode dificultar bastante a leitura da temperatura.
Ter sempre em mente que estes equipamentos não são equipamentos médicos, são equipamentos simplesmente de rápida leitura onde existe um grande fluxo de pessoas. Sempre que houver uma situação de alarme por verificação de temperatura alta a mesma, obrigatoriamente, tem de ser confirmada com um aparelho médico certificado (vulgarmente por um termómetro digital).