BIOMETRIA

Os sistemas de biometria dividem-se nas diversas características intrínsecas que nos podem identificar. De acordo com a lei de proteção de dados (Lei nº58/2019 art.28º num. 6) O tratamento de dados biométricos dos trabalhadores só é considerado legítimo para controlo de assiduidade e para controlo de acessos às instalações do empregador, devendo assegurar-se que apenas se utilizem representações dos dados biométricos e que o respetivo processo de recolha não permita a reversibilidade dos referidos dados.

Impressão Digital – Através da leitura das particularidades papilares (ou elevações de pele) que são unicos em cada um de nós é possivel identificar um individuo. Estas papilas mudam muito pouco desde a nascença até a morte, sendo assim uma forma muito fiavel de identificação.

Ao recolher as impressões digitais devem-se recolher as impressões de mais de um dedo em cada mão, desta forma caso o individuo tenha algum acidente com um dedo pode usar outro.

Leitura da Iris – A leitura da iris é feita iluminado a iris com luz infravermelha invisivel que capta padrões unicos na nossa iris. Esta técnologia, apenas de não provocal qualquer mal ao individuos não é muito aceite. Isto porque as pessoas têm receio da luz infravermelha e tambem porque a altura em que se coloca o leitor poderá não ser muito comoda para pessoas muito altas ou muito baixas.

Reconhecimento Facial – Esta tecnologia está bastante mais evoluída e cada vez mais perto da fiabilidade disponibilizada pela leitura de impressões digitais ou leitura da iris, em muitos casos é já possivel identificar, com um grande grau de confiança, pessoas até com chapéus, oculos escuros ou mascaras cirurgicas. Utilizado técnologia de reconhecimento a 3 Dimenções ou tecnologia de identificação á distância (HID) é cada vez mais dificil enganar o sistema com fotografoas de caras ou de mascaras.

Reconhecimento Vascular – A tecnologia de leitura de veias é idêntica á popular leitura de impressão digital. Coloca-se o dedo (ou a mão inteira) num leitor e é possivel identifcar as caracteristicas intrinsecas de cada individuo. Pessoalmente quando vi esta técnologia há cerca de 10 anos pelas mãos da Hitachi achei que iria ser a tecnologia mais usada devido á sua alta taxa de fiabilidade, rapidez e de dificil falsificação, no entanto tal não se verificou.

Reconhecimento de voz – Esta tecnologia compara o tom, tempo e forma de fala do individuo com as amostras gravadas. Consegue assim identificar com rigor determinado individuo.