ISOLAMENTOS

SELAGENS

As selagens resistentes ao fogo podem ser de diversos tipos dependendo do local a aplicar, do tamanho do espaçamento, da resistividade pretendida ou tipos de cabos ou tubos que passam no local.

O objetivo é selar o local de atravessamento de cabos ou condutas com material de igual resistividade ao fogo, para isso poderá ser usado almofadas, golas ou mangas intumescentes, sistemas de selagem e modulares ou juntas sísmicas.


IGNIFUGAÇÃO

Para produtos como madeiras, cortiças, têxteis ou revestimentos do género é possível melhor a reação ao fogo efetuando um tratamento próprio a esses materiais. Esse tratamento é feito usando tintas ou vernizes intumescentes.

Também é possível usar primários para revestimento em aço e outros metais.


REGISTO CORTA-FOGO

O registo corta-fogo é um dispositivo móvel de obturação da secção de uma conduta ou de uma abertura. No caso de um comando da central de incêndio, por exemplo é possível cortar a passagem de fumo através da conduta ou controlar as mesmas para controlo de sobrepressão.


PAINÉIS INCOMBUSTÍVEIS

Em muitos casos são usados materiais isolantes quer para isolamento térmico como isolamento acústico. A Lã mineral e lã de vidro são as matérias indicados já que são matérias incombustíveis. Não deve ser utilizado materiais como poliuretano ou outros matérias que provoquem fumo toxico ou sejam de fácil propagação ao fogo.