Cabos para Sistemas de Segurança

RT-SCIE art 16º e 77º e RJ-SCIE Quadro VI

Todos os tipos de cabos (elétricos, fibra ótica, dados) que sirvam os sistemas de segurança ou sejam indispensáveis para o funcionamento de locais de risco F (locais nevrálgicos de comunicação, comando e controlo) devem ficar embebidos, ou protegidos em ducto próprio. Caso contrario têm eles próprios de garantir as classes de resistência, P ou PH. (classificação dada em minutos pelo Quadro VI do RJ-SCIE)

Não é necessária esta exigência se os cabos não atravessarem compartimentos corta-fogo e vias de evacuação protegidas, horizontais e verticais.

Os cabos com classes de resistência P (integridade funcional) e PH (integridade de circuito) têm de ser ensaiados de acordo com a norma EN 50200 e classificados de acordo com a norma EN 13501-3. Tanto a classificação P como PH têm durações (em minutos) de 15, 30, 60, 90 e 120 como consta no quadro VI do RJ-SCIE.

Estes cabos (ou canalizações) devem assegurar a integridade durante o tempo descrito no quadro em baixo:

InstalaçõesCategoria de RiscoTempo (m)
Retenção de portas resistentes ao fogo; Obturação de vãos e condutas; Bloqueadores de escadas mecânicas; Sistemas de alarme e deteção de incêndios e de gases combustíveis ou dispositivos autónomos com a mesma finalidade; Cortinas obturadoras1ª ou 2ª



3ª ou 4ª
15



30
Iluminação de emergência; Sinalização de segurança; Comandos e meios auxiliares de sistemas de extinção automática1ª ou 2ª


3ª ou 4ª
30


60
Controlo de fumo; Pressurização de água para combate a incêndios; Ascensores prioritários de bombeiros; Ventilação de locais afetos a serviços elétricos; Sistemas e meios de comunicação necessários à segurança contra incêndio; Pressurização de estruturas insufláveis; sistema de bombagem para drenagem de águas residuais
1ª ou 2ª




3ª ou 4ª
60




90
Locais de Risco F1ª a 4ª90
QUADRO XXXIV RT-SCIE

No caso das centrais terem fontes locais de energia de emergência, com minimo de 1 hora, não necessitam de cabos resistentes ao fogo para a sua alimentação eletrica.

Tipo de Cabo

Na pratica, para instalações de pequena dimensão que não existam diversas zonas corta-fogo nem locais de risco F, pode ser usado o usual cabo ignífugo vermelho J-Y(St)Y que é feito de PVC, par traçado e revestido com pelicula de alumínio. É tipicamente retardante á chama e livre de halogénio.

No caso de instalações onde o cabo atravessa zonas corta-fogo ou locais de risco muito elevado, onde não é possível assegurar a resistência ao fogo pelos outros elementos, é necessário usar cabos resistentes ao fogo. O usual cabo resistente ao fogo laranja JE-H(St)H, CR1-C1 ou SZ1-K que é ensaiado com a norma EN50200 dispondo assim de resistência de PH15, PH30, PH60, PH90 ou PH120. Este cabo é também par traçado, revestido, livre de halogénio e tem ainda uma blindagem antifogo.  

Cabos resistentes ao fogo (com classificação de resistência ao fogo)Continuam a operar na presença de fogo durante 30m (PH30), 60m (PH60) ou 120m (PH120).
Cabos ignífugosResistência ao fogo limitada. No entanto não propaga o fogo e deve ser livre de hologénios

Secção do Cabo

A secção dos cabos para os sistemas de deteção de incêndio e outros sistemas de extra-baixa tensão (24VDC) são, por norma, de 0,8; 1 e 1,5 mm2. Tendo em conta que quanto maior é a secção, menor é a resistência do cabo, para grandes distâncias é necessário usar cabo com maior secção enquanto para pequenas instalações pode ser usado de 0,8mm2.

Para equipamentos de iluminação de emergência, comandos e outros que usem baixa tensão (230VAC) devem ser usadas secções de 1,5 ou 2,5mm2.

Deve ser sempre tido em conta o manual do fabricante e as especificações indicadas.

Cor dos Cabos

Ao contrario dos condutores internos dos cabos, que seguem normas mais standard, como, por exemplo, o caso dos condutores Preto, Azul, verde/amarelo em condutores eletricos de corrente alterna monofásica (Norma IEC 60445). O mesmo não acontece com a cor exterior dos cabos. Logo, não é obrigatório que os cabos ignífugos sejam vermelhos ou os cabos com classificação de resistência ao fogo sejam laranja. É apenas mais comum.